quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

INFORMAÇÃO SOBRE A COR E SUA GESTÃO

Informação sobre a cor e sua gestão
Para que exista cor é necessária luz. Com diferentes tipos de iluminação as cores aparecem de forma distinta.

As cores de uma imagem digital não só variam em função da luz com que se vejam, como também ao ser representadas por dispositivos diferentes. Um monitor representa a mesma imagem de forma diferente a outros monitores, inclusivamente se estes forem do mesmo modelo. Cada impressora ou cada equipamento de revelação digital também tem a sua forma de representar as cores.

Mediante os sistemas de calibração de cor é possível modificar os ficheiros digitais de forma a que a cor das fotografias que se representem no nosso monitor seja semelhante à cor da mesma fotografia revelada em papel (com a óbvia diferença que existe entre ver uma imagem composta por pontos luminosos de um monitor e vê-la mediante o reflexo da luz numa imagem impressa).

Em seguida explicamos com alguma profundidade em que consistem os ficheiros digitais e a gestão de cor mediante os perfis ICC.

A palavra "digital" vem da palavra dígito(dedo) uma vez que os dedos se usam para contar. "Digital" significa "representado mediante números". Portanto, a cor digital é a cor das imagens digitais, ou seja, das imagens formadas por números.

Para compreender uma imagem digital sirvamo-nos de um exemplo:
Uma imagem digital RGB (Red: vermelho, Green: verde, Blue: azul) de 100 x 200 pixels é composta em total por 20.000 pixels(100x200), cada um dos quais tem três componentes (um para cada cor primária RGB) e cada componente tem um valor que pode variar entre 0 e 255. A imagem armazena-se na memória do computador como uma série de 60.000 números (20.000 x 3), cada um deles com um valor compreendido entre 0 e 200.
Na memória do computador, uma imagem está formada somente por números. Para vê-la, o monitor ou impressora terá que interpretar cada um dos números. Que cor deverá mostrar um pixel que tenha atribu&iacutre;dos, por exemplo, os valores R=122, G=204, B=163?


Cada pixel está formado por três pequenos pontos de luz que não são visíveis a olho nú. A cor do primeiro ponto pode variar entre preto (quando está apagado) e o vermelho intenso (quando está aceso ao máximo) passando por todos os tons intermédios possíveis. O segundo ponto oscila entre o preto e o verde intenso. O terceiro entre o preto e o azul intenso.
Variando o brilho entre os 3 fósforos numa escala que vai desde 0 a 255, pode-se fazer com que cada pixel assuma uma série de cores que varia entre o preto (os 3 fósforos apagados) e o branco (os 3 fósforos acesos ao máximo). Os 3 fósforos de cada pixel estão tão juntos que o olho não consegue diferenciá-los e os seus tons fundem-se entre si.


Cada monitor faz brilhar de forma diferente os seus fósforos. Por isso, os monitores são muito diferentes uns dos outros de tal maneira que a mesma imagem digital vista em monitores diferentes parece ser uma imagem diferente.


A representação que cada monitor, impressora ou equipamento de revelação faz de uma imagem concreta pode ser medida. Com esta medição obtém-se o perfil de cor. Conhecendo o perfil de cor do monitor e do equipamento de revelação, programas como o Adobe Photoshop permitem que seja possível ver as cores no monitor muito parecidas ao resultado final da revelação. Em revelaOnline.com® disponibilizamos o perfil de cor do nosso equipamento de revelação para que os utilizadores possam retocar as suas imagens conhecendo de antemão uma aproximação ao resultado final.

1 comentário:

  1. Caro Gualter, venho por este meio sugerir que coloque em post a foto que me enviou à dias e que tão bem ilustra a chamada "ilusão de óptica", tema que talvez seja pertinente abordar. abç

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